Estratégias de Marketing Digital 

Os benefícios das estratégias de Marketing Digital são inúmeros. Com estratégias simples que você implementa no dia a dia já consegue ranquear melhor as páginas do seu site ou blog nos mecanismos de busca, aumentar o tráfego, aumentar a taxa de captura de leads, elevar a taxa de aberturas de email e melhorar a taxa de conversão de vendas. Existe uma estratégia específica para alcançar cada objetivo.

A cada minuto, mais sites são criados, mais pessoas estão presentes na internet, e se você quiser se destacar, ganhar dinheiro online, ou criar um negócio lucrativo, é de suma importância investir em estratégias de Marketing de Digital para garantir o seu espaço no mercado e se diferenciar da concorrência.

As estratégias não são complexas, pelo contrário são simples. O núcleo delas está em focar na criação de conteúdo de qualidade e em ter consistência na produção.

Saiba criar e lançar infoprodutos de sucesso no mercado digital com estas estratégias.

Estratégias de Marketing Digital
Estratégias de Marketing Digital

Vejamos agora as melhores estratégias para ganhar dinheiro com marketing digital.

Estratégia Inbound Marketing

 Ao contrário do marketing tradicional que tenta forçar a vendas de produtos e serviços, o Inbound Marketing é sutil. Foca na produção de conteúdo de qualidade para atrair o público-alvo ideal a fim de fidelizar os clientes. O Inbound Marketing fornece um conteúdo educativo aos visitantes e em troca disso os visitantes compram os produtos e serviços da marca.

Tudo isso, de forma natural, sem tentar forçar nada. O conteúdo ajuda os visitantes a conhecer melhor a empresa, os produtos e os serviços. Por isso, é muito importante investir em Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo está entre as melhores estratégias de marketing digital, pois permite através da criação e compartilhamento de peças de conteúdo criar um relacionamento duradouro com o público-alvo do seu mercado.

Desse jeito, a medida que seu conteúdo impacta mais pessoas e você constrói sua base de e-mails por meio do marketing de conteúdo, você ganha credibilidade e autoridade no seu nicho de mercado.

Veja os benefícios do marketing de conteúdo:

  • Fortalecer sua marca;
  • Virar referência no seu setor;
  • Diminuir o custo de aquisição do cliente.
  • Aumentar o Lifetime value(LTV).

Marketing de afiliados

Com marketing de afiliados é possível recrutar outras pessoas e motivá-las a te ajudar a vender em troca de comissões.

Por exemplo, você cria seu próprio produto, monta a página de vendas e o cadastra e um dos melhores programas de afiliados do Brasil para recrutar afiliados que o ajudarão a divulgar seu produto em troca de comissões.

Dessa forma, cria-se uma parceria onde o produtor e o afiliado ganham.

Tráfego pago

O Tráfego pago é a estratégia de marketing digital preferida, uma vez que ela acelera o crescimento do seu negócio online.

Contudo, como o próprio nome diz, é necessário investir dinheiro com essa estratégia para ela funcionar.

Confira as vantagens do tráfego pago:

  • É possível vender em menos de 24h;
  • Você multiplica seu investimento se souber operar as ferramentas de tráfego pago como Google Ads e Face Ads;
  • Não é necessário investir em marketing de conteúdo para começar a colher resultado, pois, com tráfego pago, é possível realizar vendas diretas;
  • Pode-se tanto trabalhar com tráfego pago sem aparecer quanto colocar seu rosto no projeto para criar autoridade no seu segmento de mercado.

Confira os 2 melhores cursos de tráfego pago da atualidade:

SEO

Search Engine Optimization(SEO) é a estratégica que foca na otimização de sites para mecanismos de busca com o GoogleBing e Yahoo. De nada adianta ter o site mais bonito, hospedado na melhor plataforma, com o melhor conteúdo, se você não investir em SEO. Seu site não terá acessos, visitas.

O SEO  diz às ferramentas de pesquisas  exatamente sobre o que seu site se trata. O SEO inseri as palavras-chaves mais pesquisas pelos visitantes em toda estrutura do seu site para que as ferramentas de buscas posicionem melhor o seu site no ranque.

Conheça as ferramentas usadas pelos top player do marketing digital.

Estratégias para melhorar Sites ou Blogs

Aumente a velocidade do site ou blog para não perder visitantes

Se seu site ou blog demora para carregar, o visitante vai embora. Ele não tem paciência pra esperar. Menos tráfego no seu site significa menos leads, menos conversões, menos dinheiro. Ou seja, está perdendo dinheiro que poderia ser investido em tráfego pago.

Escreva os títulos com as palavras-chaves mais buscadas no Google.

O Google ama o page title. O título diz muito sobre o conteúdo dos artigos, então coloque as palavras-chaves mais pesquisas no título se quiser ficar ranqueado nas primeiras posições dos mecanismos de busca e atrair mais visitantes. O título é importante tanto para a criação dos artigos quanto para publicação de vídeos no youtube.

Insira Calls-to-Action(CTAs) no seu blog.

Faça chamada para ação em seu site. Coloque CTAs em todos artigos, em todo material para download, no e-mail, em anúncios. Sempre orientando o visitante qual seu próximo passo.

Use imagens atraentes em posts e materiais de divulgação

Sempre escolha imagens que chame atenção dos visitantes. Inclua imagens atraentes nos artigos, em thumbs(capa do vídeo do youtube), em anúncios pagos, nas redes socais pra gerar engajamento. Imagens curiosas, irônicas geram mais cliques.

O atributo alt das imagens é muito importante

Ao preencher o atributo alt da imagem você informa ao Google sobre o que é a imagem.  Quando a imagem do site demora para ser exibida, o que você escreveu no atributo aparece como legenda no site. Isso facilita para os buscadores entenderem melhor o conteúdo do seu blog, o que melhora a indexação.

Coloque o link do seu blog, do seu canal no Youtube e das suas redes sociais na assinatura do seu email. Isso vai gerar mais visitas nos seus canais de comunicação. Sua marca ficará mais forte na mente do seu público-alvo.

Conteúdo duplicado jamais

A duplicidade de conteúdo diminui sua autoridade aos olhos do Google. Os robôs do Google não gostam de conteúdo repetido. Então, verifique se urls diferentes levam para o mesmo conteúdo. Olhe com “www” e sem o “www”, o ideal é fazer o redirect 301.

Impulsione suas ofertas no facebook

Invista no Face Ads para gerar mais tráfego para sua oferta. Crie anúncios patrocinado criativos, persuasivos para gerar mais cliques. Quanto mais pessoas clicarem em seus anúncios nas redes socais, mais barato fica o custo por clique (CPC), pois o Facebook entende que as pessoas estão gostando do seu anúncio. Anúncios ruins geram aversão ao público e O CPC aumenta.

Então, se quiser ter um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo criem anúncios que despertem a curiosidade das pessoas que estão navegando nas mídias sociais. E tenham um bom produto.

Capture o email antes de vender o produto. Depois faça email marketing.

Google Adwords

 Os anúncios patrocinados do Google funcionam diferente dos anúncios do Facebook. Você vai configurar para os anúncios do Google aparecem somente quando determinadas palavras-chaves forem pesquisadas pelos visitantes nas ferramentas de buscas.

Quando o visitante pesquisar pelo nome do produto seu anúncio irá aparecer, pois pessoas que pesquisam pelo nome do produto tem interesse em comprar, mas ainda tem alguma dúvida que você irá solucionar.

Exemplo, suponha que alguém esteja procurando no Google por curso de Marketing Digital. Digamos que seja o Formula Negócio Online. Ela irá procurar no Google “Formula de negócio online funciona mesmo? “Formula de negócio online vale a pena ?” “O FNO é bom ?”.

Nesta hora os anúncios criados no Google Adwords devem aparecer para solucionar as dúvidas pesquisadas pelos visitantes.

Ao clicar no anúncio, a pessoa será redirecionada para uma página de review do produto onde todas as suas dúvidas e objeções serão eliminadas. E ela comprará o produto.

Mídia Display

Investir em publicidades, anúncios, banners que aparecem em sites ou blogs com mesmo nicho que o seu é um excelente negócio. Você pode pagar por clique, ou por custo de aquisição. Você faz isso na rede de display do Google.

Guest Post

Quest Posts são artigos que você escreve para ser colocados em sites que tem o nicho semelhante ao seu. A vantagem disso é que você aumenta sua autoridade no mercado e melhora o ranqueado do seu site, uma vez que você irá colocar links no decorrer do artigo apontando para seu site. Isso atrai mais visitas e gera ótimos backlinks.

Remarketing

Mostrar campanhas, anúncios novamente para o cliente é uma boa. Estudos revelam que um possível comprador precisa ver uma propaganda até 3x para comprar o produto. Logo, investir em remarketing é interessante.

O Facebook e o Google marcam os visitantes com cookies para que você possa direcionar novas campanhas para estas pessoas que já viram algum anúncio seu. É mais fácil vender através do remarketing do que você tentar vender para quem nunca viu um anúncio seu.

Estratégias de Email Marketing

Templates HTML é melhor do que imagens

Não cometa este erro. Por padrão, a configuração do email vem habilitada para bloquear este tipo de imagem. A maioria das pessoas vão ignorar seu email até configurar esta opção. Então, invista em template HTML. São mais leves e seguros.

Segmente sua lista de email

Esta é umas das melhores estratégias em que você pode focar. Segmentar seus e-mails para que o proprietário do email receba sempre o melhor conteúdo de acordo com seu gosto. Enviando o email certo para a pessoa certa, você aumenta a taxa de abertura, o que impulsiona as visitas e aumenta seu ROI.

Crie Landing Pages

Invista em Landing Pages para aumentar a captura de Leads. Elas são excelentes para isso. Não existe estratégia melhor para gerar Leads do que Landig Pages. Elas são otimizadas apenas como este objetivo.

Crie formulários de conversões simples

Quanto menos campos tiver no formulário para capturar as informações dos visitantes, maior será sua taxa de conversão. Menos é mais. Formulários que capturam apenas o email do visitante convertem muito mais.

Configure um pop-up no site

Ofereça alguma recompensa, alguma isca digital (ebook, webinar, planilha) para gerar mais Leads com o pop-up. Ele deve ser inserido em páginas estratégicas do site.

Gatilhos Mentais

Sem dúvida, a melhora estratégia que você pode aplicar no seu negócio é colocar gatilhos mentais em toda comunicação da sua empresa. Gatilhos mentais como autoridade, prova social, escassez, novidade, surpresa, urgência e história.

Marketing de nicho

Um boa estratégia de marketing digital já começa na escolha de um nicho de mercado lucrativo. Se você que se destacar da concorrência e/ou ser o primeiro do seu mercado, precisa saber escolher um bom nicho. Saber explorar as melhores oportunidades. E para isso, nada melhor do que ser bem específico na escolha do seu nicho. Entenda a estratégia marketing de nicho.

Agora que você conhece as melhores estratégias do Marketing Digital, conheça também as ferramentas indispensáveis para trabalhar com marketing digital.

As estratégias ensinadas neste artigo também podem ser aplicadas no mercado de afiliados.